Get the Flash Player to see this player.
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

A salvação do cristão
(1 vendo) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TÓPICO: A salvação do cristão

A salvação do cristão 01 Jan 2010 19:23 #16

Pessoal, primeiramente, desejo que todos tenham um otimo ano de 2010, e que a paz de Cristo e a graça de nosso Deus sejam com vocês e seus familiares.

Queria levantar em debate aqui um tema ja debatido em outros foruns:

A salvação do crente é para sempre? Ele pode ou não pode perder sua salvação?

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Paz a todos.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos - Zacarias 7:12
Última Edição: 02 Jan 2010 14:35 Por admin.

Re:A salvação do cristão 12 Jan 2010 10:51 #20

• vagnerjsmello
  • ( Usuário )
  • Pouca Experiência
  • Postagens: 30
Texto Extraído do site: http://www.acoluna.org.br/pibrj/estudos/4ebd3t07.pdf

É importante lembrar que esse é um ponto da DOUTRINA BATISTA, ligada a Convenção Batista Brasileira, sobre esse assunto:

A salvação é um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens e que compreende a regeneração, a justificação, a santificação e a glorificação, Rm 6.23; Hb 2.1-4; Jo 3.14; 1Co 1.30; At 11.18.

A regeneração
é o ato inicial da salvação em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, dele fazendo uma nova criatura em Cristo. É obra do espírito Santo em que o pecador recebe o perdão, a justificação, a adoção como filho de Deus, a vida eterna e o dom do Espírito Santo. Nesse ato o novo crente é batizado no Espírito Santo, é por ele selado para o dia da redenção final, e é liberto do castigo eterno dos seus pecados, Jo 3.3-5; 1Pe 1.3; 2Co 5.17; Ef 4.20-24.

Há duas condições para o pecador ser regenerado: arrependimento e fé.

O arrependimento implica mudança radical do homem interior, por força do que ele se afasta do pecado e se volta para Deus.
A fé é a confiança e aceitação de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade a Ele por parte do pecador, Tt 3.5; Rm 8.2; Jo 1.11-13; Ef 4.32; At 11.17.

Nessa experiência de conversão o homem perdido é reconciliado com Deus, que lhe concede perdão, justiça e paz, 2Co 1.21,22; Ef 4.30; Rm 8.1; 6.22.

A justificação, que ocorre simultaneamente com a regeneração, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absorve, no perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e de correção diante dos homens, Is 53.11; Rm 8.33; 3.24. Essa graça é concedida não por causa de quaisquer obras meritórias praticadas pelo homem, mas por meio de sua fé em Cristo, Rm 5.1; At 13.19; Mt 9.6; Co 5.31; 1Co 1.30.

A santificação é o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita, Jo 17.17; 1Ts 4.3; 5.23; 4.7. Ela ocorre na medida da dedicação do crente e se manifesta através de um caráter marcado pela presença e pelo fruto do Espírito, bem como por uma vida de testemunho fiel e serviço consagrado a Deus e ao próximo. Rm 12.12; Fp 2.12,13; 2Co 7.1; 3.18; Hb 12.14; Rm 6.19.

A glorificação é o ponto culminante da obra da salvação, Rm 8.30; 2P2 1.10,11; 1Jo 3.2; Fp 3,12; Hb 6.11. É o estado final, permanente, da felicidade, dos que são redimidos pelo sangue de Cristo, 1Co 13.12; 1Ts 2.12; Ap 21.3,4.

A eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza de sua graça, 1Pe 1.2; Rm 9.22-24; 1Ts 1.4. Antes da criação do mundo, Deus, no exercício da sua soberania divina e à luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação, Rm 8.28-30; Ef 1.3-14; 2Ts 2.13.14. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre arbítrio de todos os homens, Jo 15.16; Rm 8.35-39; 1Pe 5.10.

A salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus, Jo 3.16, 36; Jo 10.28,29; 1Jo 2.19. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus, Mt 24.13; Rm 8.35-39. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação, Jo 10.28; Rm 8.35-39; Jd 24. Louvemos a Deus pelo seu tão grande amor. Em nome de Jesus, amém.

Bom, o grande "X" da questão é:

Imagine uma pessoa que recebeu Jesus com seu Senhor e Salvador e após muitos anos servindo fielmente a Deus, desvia-se do caminho do Senhor. Essa pessoa agora está envolvida com os vícios, prostituição e os pecados deste mundo. Então ela morre!

Será que ela foi salva? Deus teria dado e tirado a salvação? e etc.

*Lembre-se de que: O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação.

continuo depois...
"Sou Feliz com Jesus, meu Senhor"

Re:A salvação do cristão 12 Jan 2010 22:01 #23

vagnerjsmello escreveu:

Bom, o grande "X" da questão é:

Imagine uma pessoa que recebeu Jesus com seu Senhor e Salvador e após muitos anos servindo fielmente a Deus, desvia-se do caminho do Senhor. Essa pessoa agora está envolvida com os vícios, prostituição e os pecados deste mundo. Então ela morre!

Será que ela foi salva? Deus teria dado e tirado a salvação?

Muito bom. É exatamente este o ponto em que queria chegar.

Para concluir, alguem crê em predestinação (uma pessoa foi criada para ser salva e a outra para ser condenada) ou todos temos o livre arbitrio para escolha?

Romanos 9
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos - Zacarias 7:12

Re:A salvação do cristão 17 Jan 2010 12:59 #29

• marco antonio
  • ( Usuário )
  • Novato
  • jesus cristo veio para o seus e o seus nao recebeu
  • Postagens: 3
Ele perde sua salvação se ele não anda verdadeira mente nos caminho do senhor?

Re:A salvação do cristão 18 Jan 2010 16:43 #32

marco antonio escreveu:
Ele perde sua salvação se ele não anda verdadeira mente nos caminho do senhor?

Sim com certeza. Não basta aceitar a Cristo e não andar conforme ele andou.
Se assim não fosse, um assassino poderia aceitar a Cristo e nunca deixar de ser um assassino.
Será que ele se salvaria?

Agora as questões são:

Uma pessoa que andou sempre no caminho correto e por algum motivo se desvia antes de sua morte; serão consideradas as atitudes tomadas enquanto esteve em retidão?

Existe realmente pessoas que por mais que tentem seguir a Jesus, fracassam? (questão abordada quanto ao dito em Rom. 9:21)

Re:A salvação do cristão 08 Fev 2010 11:50 #36

Gente essa questão da predestinação eu não acredito que Deus escolheria uns para serem "bonzinhos" outros para serem "vilão", todos nós temos problemas que nos fazem crescer de certa forma.

Eu penso também que a salvação é dada por Deus uma única vez porque Ele é uniciente ele sabe quem vai estar com ele até o fim.

Eu tenho uma dúvida quanto as pessoas que ficaram louca (doença mental), eu conheço um caso como este, EU TENHO ESSA DÚVIDA.
Última Edição: 08 Fev 2010 11:58 Por thaisaseven.

Re:A salvação do cristão 08 Fev 2010 19:48 #37

• vagnerjsmello
  • ( Usuário )
  • Pouca Experiência

thaisaseven escreveu:

Eu tenho uma dúvida quanto as pessoas que ficaram louca (doença mental), eu conheço um caso como este, EU TENHO ESSA DÚVIDA.

Olá, thaisa!

Obrigado por sua participação no fórum.

Bom, o assunto aqui é sobre salvação, mas como surgiu essa dúvida, vou responder de forma rápida e peço que, qualquer outro comentário, seja criado um tópico para isso.

Segue o texto bíblico:

Isaías 35:1-10

1 O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
2 Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.
3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
7 E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
8 E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.
10 E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Espero que seja suficiente!
Última Edição: 08 Fev 2010 19:49 Por vagnerjsmello.

Re:A salvação do cristão 18 Fev 2010 14:25 #40

• Luizinholeão
  • ( Usuário )
  • Novato
  • "Deus escolheu pessoas diferentes" 1 Cor. 1: 23-29
  • Postagens: 5
Trata-se certamente de um tema excitante e que costuma gerar calorosos debates, mas que é também de extrema importância para a base espiritual de cada um de nós e da igreja.

Devido a uma forte influência ecumênica que tem pairado sobre nossas igrejas, é cada vez mais comum ouvirmos frases como "e se Jesus voltasse hoje, você iria para o paraíso?" dirigidas aos crentes em Cristo!

Para sabermos se é possível alguém convertido perder a salvação, devemos buscar respostas na Palavra de Deus.

Jesus Cristo é a nova, última e suficiente aliança de Deus com os homens:

(HB 8:8) "Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,"
(HB 12:24) "E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel."

Mas não foi a primeira... já houve outros pactos, vejamos:

(GN 9:11) "E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra."
(GN 9:13) "O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra."
(GN 9:14) "E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens."
(GN 9:15) "Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne."

(GN 17:2) "E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente."
(GN 17:3) "Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:"
(GN 17:4) "Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;"

Como podemos observar, Deus cumpre as alianças que faz. O atuar de Deus não é vinculado ao do homem, porque Deus é perfeito e não é como o homem, que usa de infidelidade:

(2TM 2:13) "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo."

Já sabemos que a fidelidade perfeita de Deus é a garantia do cumprimento exato da sua palavra e suas alianças. Vejamos o acaso específico da maior de todas as alianças: Jesus.

O propósito da vinda de Jesus ao mundo foi a de conceder salvação. Esse fato está claro no versículo que é a síntese da Bíblia:

(JO 3:16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

A vida eterna que Jesus nos dá não é pelo nosso merecimento. Ao contrário, nada merecemos de Deus senão a sua justiça, mas pela Graça, ou seja, PRESENTE IMERECIDO, recebemos do Senhor a salvação:

(EF 2:5) "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"
(EF 2:8) "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
(EF 2:9) "Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

A questão é: quando recebemos a Salvação? Quando somos batizados? Quando morremos? Quando somos julgados? A Bíblia nos ensina que somos salvos a partir do momento em que aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. Esse momento precioso conhecido como "conversão". É aí que marca o início da vida eterna. O que vem após a conversão é a "santificação", que é o aperfeiçoamento do homem, na vida segundo os ensinos do Senhor. Vejamos os textos abaixo:

(JO 3:36) "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."
(JO 5:24) "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
(JO 6:47) "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."
(JO 6:54) "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."
(1JO 5:12) "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (GRIFEI)

É forçoso notar que em todos os versículos acima o tempo do verbo está no presente "tem a vida" e não no futuro. De sorte que, como já dito, recebemos a salvação no momento da conversão. É na conversão que aceitamos o pacto do Senhor em Jesus. Deus não volta atrás em suas alianças, de forma que só isso bastaria para entendermos que o convertido não perde salvação.

Entretanto, a Palavra de Deus nos concede mais textos, com riqueza de detalhes, para dirimir qualquer dúvida que possa restar sobre tal assunto:

(JO 6:37) "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

O Senhor jamais nos lançará fora, até porque no momento em que o aceitamos, estaremos com nossa espiritualidade completa, exercitando ao máximo o vocábulo "religião", que significa "religar - religar a Deus". Isso só é possível através de Jesus:

(JO 6:35) "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."
(IS 49:10) "Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas."
(JO 4:14) "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Outro motivo pelo qual o Senhor nosso Deus não retira do crente a salvação, é porque através de Jesus somos feitos FILHOS DE DEUS: (JO 1:12) "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (RM 8:14) "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (GL 3:26) "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." (1JO 3:1) "VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele."

Você renegaria um filho? Muito menos DEUS assim o faz. Ele nos recebe como filhos no momento de nossa conversão, e é nessa situação - de filho de Deus - que permaneceremos para todo o sempre.

Algumas vezes nós nos cumprimentamos com "a paz do Senhor", sem notarmos que essa paz é mais uma confirmação de que a salvação é um presente que jamais será tomado de nós.

Afinal, a Palavra nos ensina que a paz que Jesus dá não é qualquer paz, como a do mundo. É uma paz sublime, intensa, grandiosa, que só a tem quem é possuidor da certeza de salvação. Como poderíamos viver em absoluta paz espiritual, sem sabermos para onde iremos no dia de nossa chamada à presença de Deus? Não, essa paz é sinônimo de segurança em Cristo, de certeza da salvação, Aleluia!

(JO 14:27) "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

Finalmente, há mais um motivo para que o convertido não perca a salvação: o selo do Espírito Santo.

Quando Jesus ascendeu aos céus, ele nos deixou o Espírito Santo - terceira pessoa da Trindade - para nos abençoar, nos guiar, convencer e converter. Entretanto, há ainda uma outra função do Espírito: Ele é o selo que marca o convertido. Ele é o penhor, que garante a volta de JESUS para nos buscar!

(EF 1:13) "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa."
(EF 1:14) "O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."
(EF 4:30) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."
(2CO 1:22) "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."
(2CO 5:5) "Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito."

Os irmãos sabem o que o contrato de penhor, não é? É aquele contrato onde as pessoas se dirigem à uma agência bancária autorizada, retiram uma quantia como empréstimo, e deixam alguma jóia como garantia. A jóia é a garantia do pagamento da dívida. Da mesma forma fez o bondoso Deus. Ele deixou a si próprio (na pessoa do Espírito Santo) como penhor, como garantia, de sua volta para nos buscar.

Mas é inevitável a pergunta: "e se a pessoa de desviar, ela vai continuar salva?"

Essa pergunta é porque temos o hábito de achar que todos os que são membros de uma igreja são convertidos. Infelizmente não são. Há pessoas que estão na igreja pelos mais diversos motivos: gostam de cantar, acham a companhia agradável; é fácil fazer amizades, etc., mas ainda não são convertidos! Essas pessoas, que nunca foram salvas, não vão perder a salvação, porque ninguém perde o que nunca teve!

(MT 7:21) "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (MC 7:6) "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;" (TT 1:16) "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."

Entretanto, há aquelas pessoas que realmente são convertidas. O Espírito Santo habita nelas. Elas são salvas. Se por um acaso se afastarem da igreja, com certeza não perderão a salvação, mas sim o Senhor as trará de volta, arrependidas, pois Ele é fiel e justo para perdoar os pecados.

(1JO 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

Vale lembrar que na Cruz do Calvário, Jesus pagou TODOS os nossos pecados, ou seja, aqueles que foram praticados até a nossa conversão, e aqueles que infelizmente haveremos de praticar até o fim de nossa vida na terra.

Isso em momento algum deve servir para acharmos que devemos pecar livremente, porque aquele que conhece a Jesus não age assim. O crente peca, involuntariamente, sentindo logo em seguida a gravidade do erro que cometeu, e roga o perdão do Senhor. O convertido não se sente a vontade vivendo no pecado, porque as trevas não podem subsistir juntamente com a luz do Espírito Santo que nele faz morada.

Assim irmãos, certos da salvação que nos foi dada pela Graça em Cristo Jesus, aguardemos em paz - e sem temor, nem terror - o dia da nossa chamada.

(HB 10:23) "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."

Que DEUS nos abençoe abundantemente.
"Deus escolheu pessoas diferentes e aparentemente desprovidas de valores para a realização de uma obra sobrenatural" 1 Cor. 1: 23-29

Luizinho

Re:A salvação do cristão 18 Fev 2010 16:22 #41

• vagnerjsmello
  • ( Usuário )
  • Pouca Experiência
Luizinholeão escreveu:
Trata-se certamente de um tema excitante e que costuma gerar calorosos debates, mas que é também de extrema importância para a base espiritual de cada um de nós e da igreja....

Segue o link do texto extraído e o autor

LINK: solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantif...alvacao-Adenauer.htm

Autor: Adenauer P. Sampaio 06/12/98

Espero ter colaborado

Re:A salvação do cristão 29 Ago 2010 02:46 #101

Ola a todos,

Voltando a este tema:

Luizinho Leão diz:
"Essa pergunta é porque temos o hábito de achar que todos os que são membros de uma igreja são convertidos. Infelizmente não são. Há pessoas que estão na igreja pelos mais diversos motivos: gostam de cantar, acham a companhia agradável; é fácil fazer amizades, etc., mas ainda não são convertidos! Essas pessoas, que nunca foram salvas, não vão perder a salvação, porque ninguém perde o que nunca teve!"

Será? E o que podemos deduzir da seguinte passagem de Romanos:

Romanos 11:17-24

17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Ora, fala claramente que podemos sim estar enxertados na Oliveira que é Israel, e ainda assim sermos cortados (de outra forma, por que nos exortaria Deus a sermos santos senão para cuidarmos de nossa salvação?)

Deus sabe quem se salva, os nomes destes estão escritos no livro da vida. Mas penso que existem aqueles que "poderiam" estar entre os eleitos se não fosse algumas pessimas escolhas que acabaram por corromper-lhes.

E meus pecados? Eu me arrependi, livrei-me deles por completo?

Uma das crenças da ICAR está no purgatório. Ficariam neste ambiente aqueles que morrem na condição de amigos de Deus, porem, possuindo algum pecado que deva ser eliminado antes de seguir seu caminho ao Pai.

Particularmente não creio no purgatório. Mas e o assassino? E o ladrão? Na cadeia eles aceitam a Jesus e pronto? Ficam imunes a Justiça Divina?

Creio que Deus é amor. Sim. Mas tambem justiça. Jesus morreu na cruz para livrar o mundo que estava a mercê do deus deste mundo (eramos escravos do pecado). Mas não nos tirou a inclinação para o mal. Ou seja, ainda temos o livre arbitrio e portanto ainda podemos escolher fazer o mal por vontade própria.

Entendo desta forma: Mesmo arrependido, pagamos pelo mal cometido? Sim. No purgatório? Não. Onde então? Como diz o velho ditado: aqui se faz, aqui se paga.
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 1.27 segundos