Visite nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter Visite nosso canal no Youtube SRA Web Design e Identidade Visual
DIA
HORÁRIO
CULTO
Domingos
09:45
da manhã
Domingos
18:00
Louvor e
Adoração
Quartas
19:30
Oração
Agenda


Ministra: Adriana Pires
Educação Cristã

Aprender é construir significado. O aluno é o construtor dos seus próprios conhecimentos. Esta construção ocorre a partir das informações que recebe e na medida em que consegue estabelecer relações significativas num universo simbólico de sua estrutura cognitiva. Em outras palavras, os alunos, quando abordam qualquer situação de aprendizagem, já trazem construídas representações/conhecimentos que constituem o que chamamos suas concepções prévias. Os novos conhecimentos serão construídos a partir destas representações, construindo novas relações. Estas, nem sempre claramente visíveis, constituem a essência do processo da construção de conhecimento. Por isto dizemos que o aluno aprende na medida em que constrói conhecimento, ou seja, na medida em que se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva. A aprendizagem do aluno ocorre por um processo dialético. O ponto de partida será sempre o que o aluno já sabe, ou seja os seus conhecimentos prévios relativos ao objeto de conhecimento do qual se espera a aprendizagem do aluno. O estudo deste novo objeto deve ancorar-se em conhecimentos que o aluno já construiu, o que lhe permitirá dar sentido a conceitos, relações e linguagens relativas ao novo objeto a ser aprendido. É neste sentido que afirmamos que a construção de qualquer conhecimento pelo aluno estará profundamente relacionada à sua estrutura cognitiva, ou seja, ao conjunto de idéias e de propriedades organizacionais (habilidades de estabelecer relações) que o aluno já tenha construído com suas experiências de vida. O ensinar Se aprender é construir significado, ensinar é mediar esta construção. Oportunizar aos alunos a construção de conhecimento não é apenas transmitir-lhe informações. A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos de modo a facilitar ao aluno a aprendizagem significativa de conteúdos relevantes. olga2 A função do professor é ensinar, que significa organizar condições que facilitem a aprendizagem significativa de conteúdos relevantes. Planejar neste contexto, assume um papel importante para o professor, pois um dos primeiros cuidados em seu planejamento é verificar a relevância do que está sendo proposto para a aprendizagem, diante do contexto dos alunos. Essa relevância advém do contexto social e sociocultural dos estudantes. Ao mesmo tempo em que o professor organiza a escolha dos conteúdos relevantes, ele planeja as estratégias pedagógicas que favoreçam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.